quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Eu sou a caçula de sete irmãos.


Considerada a mais burrinha no meio da minha família, mas, a mais 'bonitinha". Por isso sempre tive a convicção do valor de estudar, pois na minha época todos começavam a trabalhar cedo e ser rima da família era muito comum Minha mãe era viúva e casou-se com meu pai depois separou-se e nunca mais o vi nem se quer falar o seu nome ele sumiu até hoje. Ficava falando com minha mãe para estimular meus irmão e não tira-los da escola, mas, era inútil. Entrei na escola com 8 anos e me manter na escola não era como hoje: os livros eram muito caros, os uniformes, os professores ditadores tinham uma régua enorme que era arremessada sobre nossas cabeças. Destas inda e vindas das réguas meu irmão saiu da escola fugido e nunca mais voltou para a sua quinta serie. Minha mãe não fazia questão da nossa estada na escola. Mãe:"Olha se assim fosse Silvio Santos, seria doutor e não camelô e hoje não era dono da Tamakavi". Bom, sempre estudei com muita luta trabalhava desde os 9 anos para comprar meus livros eles eram mais caros que meu salario eu pedia para APM. A escola sempre me ajudou com os livros, cadernos, etc . Era dificílimo aqueles anos onde não tenho saudades. E adoro essa era moderna onde podemos estudar sem custo, só precisamos dar valor a essa facilidade! Minha mãe "Vá trabalhar! Menina! Ou casar! A escola não da em nada e é só pra quem tem dinheiro, boba! "infelizmente ainda não tenho dinheiro e passei 25 anos casada e faltam três para eu terminar a faculdade com 46 anos. Um casal de filhos: a menina faz administração, o menino Direito. Meu marido faz direito no 8º semestre com 52 anos. Fui a ultima entrar na faculdade, os incentivei e estamos nos adequando a nova rotina.

Minha história é inspiradora, demonstrando determinação e perseverança em busca da educação e realização pessoal. Mesmo enfrentando desafios significativos, como a falta de recursos financeiros e o apoio familiar limitado à educação, não desisti de estudar.

É notável como valorizo a educação e incentivei meus filhos a trilharem o mesmo caminho. Agora, todos estão dedicados aos estudos e à busca de seus objetivos acadêmicos. Isso reflete como a educação pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar a qualidade de vida e abrir portas para oportunidades.

Minha jornada acadêmica e minha decisão de retornar à faculdade aos 46 anos de idade demonstram a importância da educação ao longo da vida e como nunca é tarde para buscar conhecimento e crescimento pessoal.

Parabéns a todas as mãe pela determinação e pela influência positiva que exerceu em sua  família, incentivando todos a investirem em suas trajetórias educacionais. Isso representa um exemplo valioso de superação e dedicação.
Boa noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário