terça-feira, 3 de julho de 2012

Sobre os salmos

Salmo é um género de peixes da família Salmonidae, o qual inclui espécies comuns como o salmão (Salmo salar) e a truta (Salmo trutta). A distribuição natural do género é maioritariamente europeia, com apenas o salmão-atlântico a atingir a América do Norte, já que as espécies de salmão e de truta da bacia do Oceano Pacífico pertencem ao género Oncorhynchus. O nome genérico Salmoderiva do latim salmō (salmão)


O Trazendo a Arca já desejava lançar um disco baseado nos salmos anteriormente, mas o álbum não saía do projeto. Então, Davi Sacer mandou que o programador do site da banda colocasse um banner avisando que "em breve novo CD de Salmos". A partir daí, todos os integrantes do grupo começaram a trabalhar para o disco. Seus membros compuseram e gravaram a obra em um mês, considerado um recorde para Davi Sacer. O álbum, então foi para a fábrica em novembro e em dezembro foi lançado
O livro dos Salmos chegou até nós em sua versão grega (Septuaginta) e hebraica. A versão grega deste livro, como de toda a bíblia, foi utilizada pelos cristãos convertidos e porSão Jerônimo na confecção de sua edição "Vulgata", tradução latina dos livros inspirados. Na Reforma Protestante é que se buscaram os manuscritos originais hebraicos para fazer novas traduções e foi constatada a diferença que havia entre as duas traduções: as versões, apesar de terem o texto completo, diferem na numeração de capítulos e versículos.




Salmos ou Tehilim( do hebraico תהיליםLouvores) é um livro do Tanakh (fazendo parte dos escritos ou Ketuvim) e da Bíblia Cristã, vem depois do Livro de Jó e antes do Livro dos Provérbios. É o maior livro de toda Bíblia e constitui-se de 150 (ou 151 segundo a Igreja Ortodoxa) cânticos e poemas que são o coração do Antigo Testamento, é a grande síntese que reúne todos os temas e estilos dessa parte da Bíblia, utilizados pelo antigo Israel como hinário no Templo de Jerusalém, e hoje são utilizados como orações ou louvores, no Judaísmo, no Cristianismo e também no Islamismo (o Corão refere os salmos como "um bálsamo"). Tal fato, comum aos três monoteísmos semitas, não tem paralelo, dado que judeus, cristãos e muçulmanos acreditam nos Salmos que foram escritos em hebraico, depois traduzidos para o grego e latim.



muita coisa, Não é não?...


Nenhum comentário:

Postar um comentário